25.9.08

Racismo e Obama



[Na foto, Barack Obama e a mãe].

O racismo poderá derrotar o candidato democrata à Presidência dos EUA, filho de uma norte-americana branca e um queniano negro, caso a disputa final com John McCain seja apertada. Os motivos estão nesse artigo do jornalista brasileiro César Barroso, que faz nos EUA o excelente blog http://www.leiajunto.wordpress.com/

Diz o artigo:

Um terço dos democratas brancos sentem-se apreensivos com relação aos negros - muitos os chamam de “preguiçosos”, “violentos” ou responsáveis pelos seus problemas, segundo uma pesquisa da AP/Yahoo News com a Universidade de Stanford. Se a eleição for apertada, isso poderá custar a Baracak Obama a Casa Branca. É o que conta um artigo da Associated Press divulgado pelo MSNBC.com.

Quarenta por cento dos brancos americanos têm pelo menos uma visão negativa dos negros, e isso inclui votantes democratas e independentes. Eles têm a tendência a não votarem em Obama, em comparação aos que não mantêm nenhum tipo de preconceito contra os negros. “Há muito menos fanáticos do que há 50 anos, mas isso não quer dizer que são poucos”, declarou Paul Sniderman, cientista político da Universidade de Stanford.

O objetivo da pesquisa foi saber porque num cenário tão confortável para os democratas, Barack Obama continua numa luta ferrenha com John McCain, candidato do partido de um presidente impopular, da guerra do Iraque e da economia problemática. Apenas sete de cada dez democratas apóiam Obama, enquanto McCain tem o voto assegurado de 85% dos republicanos. Mas há também muitos brancos com visão negativa dos negros que votarão em Obama com entusiasmo.

A pesquisa indica também que alguns democratas não votarão em Obama por outro motivo: acham que ele não é competente. Três de cada 10 democratas que não votarão em Obama por não o acharem competente, votarão em McCain.

Mas a pesquisa divulga que, se não houvesse o problema racial, Obama estaria nesse momento mais seis pontos percentuais na frente de McCain.

Os entrevistados são escolhidos pelo telefone, mas respondem à pesquisa online. Essa modalidade, descoberta pela Knowledge Networks, facilita às pessoas serem mais honestas em responderem a perguntas embaraçosas e impopulares. “Nós ainda não gostamos dos negros,” declarou John Clouse, de 57 anos, refletindo os sentimentos de seus companheiros de mesa num café em Somerset, Ohio. Muitos acham que “se os negros fossem mais esforçados, eles poderiam estar no mesmo nível dos brancos”.

Dos partidários brancos de Hillary Clinton, 59% declararam que votarão em Obama, enquanto quase 17% votarão por McCain.

A pesquisa foi feita com 2.227 adultos, entre os dias 27 de agosto e 5 de setembro.