6.12.08

Prêmio para A Chave de Casa


Assinado por Mônica Grin e Michel Gherman, coordenadores do NIEJ, recebi o seguinte mail:

É com prazer que a coordenação do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ) divulga as recentes premiações de duas de nossas pesquisadoras associadas, Tatiana Salem Levy e Kátia Lerner. Tatiana ganhou o Prêmio São Paulo de literatura de melhor romance de autor estreante com o seu A Chave de Casa. Abaixo, um brevíssimo resumo do livro:

“Neta de judeus da Turquia e filha de comunistas do Brasil, a narradora recebe do avô a chave que abriria a porta da casa de Esmirna, para onde os avós fugiram durante a Inquisição (tal como os pais fugiram para Lisboa, anos mais tarde e por motivos diferentes). A autora faz desta procura pelas raízes da família o início de uma viagem de questionamento sobre si própria.”

Kátia Lerner ganhou o Prêmio Mário de Andrade, lançado pelo MinC, através do Iphan, e com apoio da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), com a sua excelente tese de doutorado "Holocausto, memória e identidade social: a experiência da Fundação Shoah.

Como já li o livro de Tatiana, vou dar um palpite: ele é ousado, instigante, bem pesquisado, bom de ler, cheio de "pertencimento". E sem aborrecidos discursos edificantes. Foi elogiado por críticos do quilate de Moacyr Amancio. É o tipo de boa literatura que o meio de origem às vezes custa a absorver. Agora, com o prêmio, tomara que os judeus também corram para comprar A Chave de Casa.