2.1.09

Estereótipos são didáticos







O cenário cultural de Chicago, a cidade de Barack Obama, nunca é frio como a cidade. Um exemplo é o Museu Judaico, ou Spertus Museum (homenagem aos irmãos Maurice e Herman Spertus), que aposta em desafiar o óbvio. Em 2008, uma exposição de mapas antigos e contemporâneos da Palestina acabou fechada por pressão de alguns financiadores da instituição, que não gostaram da aparente defesa de direitos palestinos a terras hoje ocupadas por colonos israelenses. Agora, está em cartaz (até 18 de janeiro) a mostra “Twisted Into Recognition: Clichés of Jews and Others”, que já passou pelo Museu Judaico de Berlim e o Museu Judaico de Viena.

Uma das obras que chocaram alguns foi essa Barbie acima, de Jen Taylor Friedman, usando talis and tefilin (Tefillin Barbie). Outra foi a instalação de Tamir Lahav-Radlmesser com amostras de pelos púbicos. A autora quis fazer um contraponto a uma exposição de 1939 em que o departamento de antropologia do Museu de História Natural de Viena exibiu pêlos púbicos retirados de 500 judeus.

Der Giftpilz: ein Stürmerbuch für Jung und Alt ("O Cogumelo venenoso: um livro da SS para Jovens e Velhos”) é a ilustração da edição de 1938 de um livro didático alemão. Os meninos observam o colega que mostra o número 6, assim explicado pela legenda: “Die Judennase ist an ihrer Spitze gebogen. Sie sieht aus wie ein Sechser,” ou, “O nariz judaico é curvado no alto. Parece um seis”. A bengala, vienense, de cerca de 1900, fala por si só...

O prédio do Spertus Museum tem, além das galerias, teatro com 400 lugares, biblioteca, salas de aula, um centro infantil interativo e um centro didático para professores e pais. A exposição atual atrai um público diversificado, que habitualmente não freqüenta galerias de arte. Aliás, a missão didática (biscoito fino para as massas) é, segundo a curadoria, uma das justificativas de um museu contemporâneo. Quem percorre a mostra entende logo, mesmo que pouco conheça de História, o absurdo e a brutalidade dos estereótipos, reforçados por meio de imagens e objetos, e que levam, no limite, à aceitação da perseguição e da eliminação física daqueles que parecem diferentes.