1.3.09

De Villa-Lobos para Israel



Um facsímile de Odisséia de uma Raça (Poema Sinfônico), de Heitor Villa-Lobos, composto em 1953, por ocasião do quinto aniversário do Estado de Israel, faz parte agora do acervo do Museu Judaico (doação de Adolfo Berditchevsky). A obra foi apresentada em primeira audição mundial em Haifa, pela Filarmônica de Israel, sob a regência de Michael Taube, em 1954. Quem sabe alguém se anima a repetir a dose, aqui, neste ano de tantas homenagens ao compositor pelo cinquentenário de sua morte?

No final da partitura, o compositor adicionou três linhas ao povo judeu (ele falou em raça, equívoco comum na época....): “Na formação do Universo, Deus criou uma raça heróica que viveu e sofreu, mas venceu em Israel”.

O consultor musical do Museu Villa-Lobos, Marcelo Rodolfo, acredita que o original da partitura tenha sido doado ao Estado de Israel. Ninguém sabe onde foi parar. O Museu, em Botafogo, está digitalizando as obras do compositor e merece uma visita. Ao vivo ou no site http://www.museuvillalobos.org.br/