29.3.09

Liga anti-difamação critica charge


Esta charge de Pat Oliphant, publicada no mundo todo, está sendo acusada de antissemita pela Liga Anti-Difamação, por causa do "uso ofensivo da estrela de Davi em combinação com imagens que remetem ao nazismo".

"A operação defensiva militar de Israel para proteger as vidas de seus homens, mulheres e crianças que estão sendo continuamente bombardeados por ataques de foguetes do Hamas foi deturpada para mostrar as vítimas como agressores sem coração e sem cabeça", diz a Liga.

Alguns discordam do argumento. Por exemplo, o comentarista e editor Ezra Klein, do liberal American Prospect, acha que dizer que a um governo faltam cabeça e coração não é uma declaração sobre um traço intrinsecamente judaico. A crítica pode até ser extremada e ofensiva a Israel, mas será mesmo antissemita? - duvida ele. "E, de fato, não é positivo ficar forçando os críticos de Israel a decidirem se também são antissemitas. Em alguns casos, você intimidará o crítico a silenciar. Em outros, normalizará o antissemitismo", argumenta.

Outro que discorda que a charge seja especificamente antissemita é Barry Rubin, intelectual conservador, diretor do Global Research in International Affairs Center e editor da Middle East Review of International Affairs Journal. Mas, ainda que sem defender qualquer censura, ele alerta para o caráter extremamente pernicioso do tipo de pensamento que a charge reflete. "O que existe aqui é uma falta de compreensão tão enorme, do tipo que incita o ódio, causa violência e morte e bloqueia políticas necessárias para ajudar as pessoas, inclusive os palestinos, que são supostamente o objeto de solidariedade da charge", diz. Veja todo o argumento de Rubin em http://israelinsider.ning.com/forum/topics/barry-rubin-the-loathsome.

Considerado pelo jornal New York Times "o cartunista mais influente em atividade” nos dias de hoje, na área de cartuns "editoriais', Pat Oliphant é um ícone entre os profissionais da área. Australiano radicado há quatro décadas nos EUA, é também um super-premiado gravurista e escultor. Ele volta e meia gera protestos: ano passado, incorreu na ira dos cristãos pentescotais ao publicar uma caricatura nada gentil de Sarah Palin, candidata a vice-presidente dos EUA.