26.3.09

Livro argentino sobre Holocausto selecionado para Feira de Frankfurt


Los niños escondidos. Del Holocausto a Buenos Aires”, de Diana Wang (Editorial Marea), foi um dos quatro livros argentinos escolhidos para representar seu país na Feira do Livro de Frankfurt de 2010 (os outros autores são Alan Pauls, Liliana Bodoc e Fabián Casas).
O livro é a história do Holocausto vista pelo olhar de crianças que sobreviveram às suas famílias porque tiveram a sorte de ser escondidas durante a Segunda Guerra (fisicamente ou em suas identidades).

A obra está pensada como um guia didático: tem mapas, referências históricas, sociais, econômicas e políticas. Mas também tem muita emoção. Pois os 30 sobreviventes que deram seus depoimentos não tiveram uma vida fácil, ainda que no final quase todos tenham conseguido se estabilizar na Argentina.

Segundo Diana, é difícil calcular o número de judeus que entraram no país entre 1945 e 1950, pois muitos o fizeram de forma ilegal. Alguns optaram por ocultar sua identidade durante décadas, só a revelando a filhos ou netos recentemente, após a redemocratização do país. É que um fator adicional de sofrimento marcou os judeus argentinos, lembra a escritora: “o enorme poder da Igreja católica local, o terror e a repressão sofridos [pelos judeus] durante as ditaduras militares, especialmente a última, e os dois grandes atentados, à Embaixada de Israel em 1992 e à AMIA em 1994”.

A autora nasceu na Polônia em 1945 e chegou à Argentina em 1947. Psicóloga e escritora, é membro do comitê de assessores da International Federation of Jewish Child Survivors of the Holocaust e preside o Generaciones de la Shoá en Argentina.