12.4.09

Apoio à diplomacia nos EUA

Uma pesquisa de opinião feita com judeus norte-americanos pelo lobby pacifista J Street mostra que as pombas estão ganhando dos falcões no momento (a terminologia vem da guerra do Vietnam, mas ainda se usa). Há grande apoio aos esforços diplomáticos de costurar um acordo de paz, ainda que em troca de concessões antes vistas com desconfiança.

  • Segundo a pesquisa, 69% dos judeus norte-americanos aprovariam o envolvimento firme do Governo Obama no sentido de articular a paz no Oriente Médio, mesmo que isso signifique pressionar israelenses e árabes a cederem em pontos que hoje parecem ímutáveis.
  • Também 69% dos entrevistados apóiam a disposição dos EUA de negociar com uma Autoridade Palestina que reúna Hamas e Fatah.
  • Esse apoio foi mantido mesmo quando os entrevistados foram informados que os EUA classificam o Hamas de organização terrorista. Outra pesquisa, conduzida pelo Truman Institute na Universidade Hebraica de Jerusalém, relatou que 69% dos israelenses também admitem que Israel se sente à mesa de negociação com Hamas-Fatah.
  • A solução de dois Estados é apoiada por 76% dos entrevistados.
  • A ação militar de Israel em Gaza foi aprovada por maioria de 3 a 1. Na prática, a ação não teve impacto profundo sobre a segurança de Israel, opinaram 59% dos entrevistados. Mas 41% acharam que a ação militar tornou o país mais seguro.