1.12.09

Auschwitz em quadrinhos poloneses


Amor à Sombra da Morte é o primeiro volume (em polonês e inglês) da série Episódios de Auschwitz, de uma editora polonesa que aposta em HQ, histórias em quadrinhos, para divulgar ao público jovem fatos ocorridos no campo de extermínio. O estilo é realista e a chamada é popular, do tipo “Eles encontraram o amor entre os horrores do campo, mas nunca alcançaram o sonho de viver juntos uma nova vida”.

No caso, “eles” são um casal real, Edek Galinski e Mala Zimetbaum, ela judia, ele não, que chegaram a escapar de Auschwitz, mas foram recapturados e mortos. Sobreviventes do campo participaram da criação da série, como consultores.

Os dois volumes seguintes não têm a ver com judeus. Um é o relato sobre o polonês Witold Pilecki, membro da Resistência, que foi voluntariamente para Auschwitz, de onde passava informações, e acabou executado como traidor pelo regime comunista no pós-guerra. O outro é sobre Maximillian Kolbe, frade franciscano que também foi prisioneiro do campo e ficou conhecido como “o santo de Auschwitz”.

Veja mais no site Episódios de Auschwitz