4.1.10

Imagens do horror nazista



Ainda sobre o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad no Brasil: na crítica à presença do visitante, que, entre "otras cositas más", nega o Holocausto, David Zylbersztajn postou, em seu blog em O Globo, um link para "Memory of the Camps", filme editado por Alfred Hitchcock no pós-guerra. Para ver, clique AQUI. São imagens feitas durante a retomada, pelos Aliados, de áreas ocupadas pelos nazistas. Pela crueza, ficaram arquivadas por seis décadas até serem exibidas em 2007 pela rede pública educativa norte-americana PBS.

"Prepare sua emoção, tente controlar sua indignação e seu estômago. Estas imagens que tanto mal nos produzem, têm, por outro lado, o mérito de não deixar que tudo isto caia no esquecimento e que dejetos humanos como Ahmadinejad tentem negar o maior genocídio que a humanidade já conheceu”, escreve Zylbersztajn.

Preparei a emoção. Tentei fugir à náusea. Mas foi em vão. Diante de tamanho horror em estado puro, só consegui assistir a 8 dos 52 minutos.

Por mais que alguns grupos justifiquem todas as alianças com o discurso da realpolitik, é impossível deixar de apontar, por todos os meios possíveis, as "distrações" históricas e as tentativas de "naturalização" de crimes contra a humanidade como o Holocausto.  "Não esqueceremos" é um lema que continua atual.