24.2.10

História dos Judeus nos EUA terá grande museu

O novo Museu Nacional da História dos Judeus Americanos [National Museum of American Jewish History], com inauguração marcada para novembro próximo na Filadélfia, mostrará uma saga que começou há 350 anos e prossegue até os dias de hoje, uma história de sucesso e superação que produziu grande impacto no imaginário coletivo ocidental.

Acima, o quadro em que o Museu mostra a quantas anda sua construção, que é informada no site  http://www.nmajh.org/ , onde podem ser vistas as fotos da obra em progresso.

Essa transparência, mais a abertura para a participação popular, são aspectos interessantes do Museu. Foi por eleição direta (mais de 209 mil votos, vindos de 56 países) que foram escolhidas as primeiras 18 personalidades que terão suas vidas e obras retratadas na Galeria da Fama, devidamente chamada Only in America Gallery/Hall of Fame.

A Galeria incluirá nomes como Irving Berlin, Leonard Bernstein, Albert Einstein, Estée Lauder, Emma Lazarus, Golda Meir, Isaac Bashevis Singer, Steven Spielberg e Barbra Streisand. As realizações desses indivíduos ilustram um dos traços característicos da experiência dos imigrantes nos EUA, e que foi a oportunidade de desenvolver-se e produzir bens materiais e imateriais que mudaram a face do mundo sem ter como sustentação nem o poder político nem a riqueza familiar. Os 218 homens e mulheres que receberam votos serão incluídos numa base de dados interativa que ficará disponível aos visitantes do Museu.