7.3.10

Raízes judaicas (e um toque brasileiro?) de George, o Curioso

Uma exposição em NY mostra as raízes judaicas – e, quem sabe, alguma influência brasileira – de um dos mais simpáticos personagens infantis da literatura e depois do cinema, o macaco George, o Curioso. Os criadores de George são o ilustrador H. A. Rey e Margret Rey, nomes artísticos do casal Hans Augusto Reyersbach (1898 - 1977), ilustrador, e sua mulher Margarete Elizabeth Waldstein (1906 - 1996), escritora, nascidos em Hamburgo.

Refugiados do nazismo em Paris, ambos fizeram escala no Rio, em 1940, antes de seguir para os EUA. Eles fugiram da capital francesa de bicicleta antes da invasão alemã,      levando suas ilustrações para livros infantis, inclusive a  do macaco (então chamado Fifi). Atravessaram  França, Espanha e Portugal antes de embarcar para o Brasil, onde teriam feito uma viagem exploratória pelo rio Amazonas. Pode ser que essa estadia tenha contribuído para a formatação final de George, cujas aventuras acontecem na África...

O casal escreveu e ilustrou mais de 30 livros, quase todos infantis, e George foi traduzido para dezenas de línguas. A exposição, no Museu Judaico de Nova York, mostra desenhos originais, trabalhos preparatórios, fotografias e documentação relativa à fuga da Europa. Veja mais em thejewishmuseum.org.