8.4.10

Pais gays querem novos direitos em Israel


A filha de Doron Gidony e Doron Mamet nasceu nos EUA graças a uma "barriga de aluguel"

Um casal homossexual de Tel Aviv pediu à Suprema Corte o direito de ter um bebê através de "barriga de aluguel" em Israel, opção hoje só possível para casais heterossexuais. Ativistas dos movimentos gays no país conseguiram expressivas vitórias legais nos últimos anos, inclusive em relação a heranças e pensões, e atualmente muitos homens israelenses criam seus próprios filhos biológicos com um companheiro, que aparece como segundo pai legal da criança.

A ida aos EUA em busca de mães para gerar filhos é dispendiosa: o casal gasta cerca de 150 mil dólares. Agora, Doron Mamet, cuja filha Tália tem dois anos, abriu uma empresa chamada Tammuz, que barateia os custos usando esperma doado em Israel para fertilizar mulheres norte-americanas, cujos óvulos são então implantados em indianas para que levem a gravidez até o fim.

Há quem faça objeções a tal périplo, e não só por causa dos custos, mas por razões emocionais, patrióticas e médicas (os serviços de saúde de Israel estão entre os melhores do mundo).

E o judaísmo dos bebês assim nascidos? As opiniões variam: alguns rabinos dizem que a doadora do óvulo e a barriga de aluguel devem ser judias para que a criança também o seja.

[ Mais em www.forward.com.] Para quem não conhece, The Forward é um nome lendário e respeitado no jornalismo judaico dos EUA, tendo sido lançado como jornal diário em idish em 1897.