19.5.10

Imagens de Vishniac

.
Acima: menino vende arenque, prato essencial da mesa kasher no leste europeu; à esquerda, tecelã no trabalho, à direita, loja de miudezas. Polônia, circa 1935-38.


Menina de vestido xadrez, acima. Abaixo, carregador de rua



O lendário fotógrafo Roman Vishniac, responsável pelos últimos registros do judaísmo europeu oriental antes do Holocausto, ficou famoso por apenas uma parte de suas imagens, e uma parte que não corresponde ao todo. Esta é a tese de Maya Benton, curadora de uma coleção adquirida recentemente pelo International Center of Photography, exposta em  artigo no New York Times Magazine [ aqui, em inglês ]. Segundo o artigo, as pungentes imagens da vida em shtetls [ aldeias judaicas ] miseráveis, habitados por uma população religiosa e ingênua, distorceram não só a vida judaica mas a própria obra do fotógrafo.

Vishniac emocionou o público judeu, nas décadas posteriores à Segunda Guerra, com suas imagens de pessoas famintas, sem sapatos, com frio, em ruas enlameadas. Agora, passada a necessidade de símbolos fortes que dessem conta do luto insuperável do Holocausto, já se pode olhar o passado de modo diferente. E o que é diferente, na coleção dessas obras do fotógrafo, parece ser a diversidade judaica, o secularismo e o relativo conforto, em contraste com a miséria com a qual nosso olhar se havia habituado.

Daqui a cerca de um ano, o conjunto das fotos estará disponível para o público.