23.6.10

Reflexões a calar

Nem toda reflexão deve ser dita, nem toda palavra deve ser escrita, nem todo escrito deve ser impresso – cito o rabino Menahem Mendel de Kotzk (1787-1859; líder de uma dinastia hassídica) para explicar o silêncio do blog sobre os recentes acontecimentos em Israel. Em meio a tantas análises, e a tantas reações passionais, lembro aos amigos que este espaço não é "pessoal" stricto sensu, por ser veiculado por uma instituição cultural cuja diretoria abriga, como é de praxe nas democracias ocidentais (ufa, que alívio!!), distintas tendências ideológicas e práticas judaicas.

E aí vai outra citação, imperdível, do mesmo rabino de Kotzk, repetida por autores variados, pois toca em identidade e reconhecimento, questões profundas e mal resolvidas. Eu a li recentemente na peça Art, da francesa Yasmine Reza, e num texto do rabino Nilton Bonder, e está em várias línguas e contextos na internet.

Se eu sou eu porque eu sou eu, e se você é você porque você é você, então eu sou eu e você é você (e podemos dialogar). Se, porém, eu sou eu porque você é você, e se você é você porque eu sou eu, então eu não sou eu e você não é você (e não há possibilidade de entendimento).