23.10.10

Emanuel Lévinas: o judaísmo do outro homem - por Paulo Blank*

 "Se existe algum sentido para o judaísmo de Israel ele se encontra em Emanuel Lévinas", afirma a PhD Israelense Elizabeth Golwin. Com Lévinas, um filósofo judeu em pleno século XXl, voltamos à raiz hebraica, à Bíblia, aos ensinamentos do Talmud, aos sábios de Vilna, para mergulharmos num mundo marcado desde a criação pela presença incômoda do outro . Como judeu tradicionalista, Levinas nos ensina a pensar o judaísmo enquanto maneira de entender um mundo de homens vivendo na ausência de Deus.

Como mestre, ele chama o judaísmo de uma religião para adultos, enquanto o seu pensamento nos leva a superar a leitura dogmática, infantil, dos textos da tradição judaica. É pela coragem de sua maneira de olhar o mundo real que Emanuel Lévinas e a paixão ética do seu pensamento vigilante são considerados como uma das contribuições filosóficas mais importantes de nossos tempos.

O encontro no CHCJ (quinta-feira, 28 de outubro, 20 horas) não se pretende uma aula sobre o autor. O que queremos com  " O Judaísmo do Outro Homem" é refletir sobre um  judaísmo que desde a sua origem nos coloca como estrangeiros diante de estrangeiros,de perceber o tempo súbito das rupturas,tempo do outro,dos filhos,da renovação e da inquietude,da responsabilidade de uma vida vivida em um mundo do qual Deus está distante. Partindo da Bíblia hebraica e passando pelo Talmud, exercitaremos um modo não linear de meditar sobre a palavra revelada, fonte de um pensamento forte que atravessa os milênios carregando a marca da presença exigente de um outro que nos desafia ao encontro e à responsabilidade.

*  Paulo Blank é psicanalista e escritor, doutor em Comunicação e membro do Judaísmo Humanista/R.J.
O CHCJ fica na ARI, Rua General Severiano, 170/ 6º. Andar –Estacionamento no local. Telefones: (21) 2156.0413 e 2275.7096